Parece que multar quem suja a cidade não tem sido suficiente para mudar esse péssimo hábito de muitos cariocas (nativos ou não aqui). Vejam só o que a Prefeitura fez, na tentativa de chamar a atenção para o lixo recolhido das areias de Copacabana em apenas 1 dia – sim, um único dia. Nada menos do que 40 toneladas de tudo que é tipo de resíduo foram retiradas pelos garis no Feriado de São Sebastião (20/01). A montanha, que de bonita não tem nada, ganhou até um laço de fita vermelho, indicando o autêntico “presente de grego“ que os banhistas deixaram para o Rio.
A ação foi promovida pela Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) em parceria com o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, e surpreendeu turistas e moradores de Copacabana na manhã desta terça-feira (21/01). Era impossível não sentir vergonha. “Fiquei triste e, ao mesmo tempo, assustada”, comentou a empresária Márcia Cristina da Cunha, ressaltando a “falta de educação” dos ’sujões’ .
Coordenadora do Rio Eu Amo Eu Cuido, Ana Lycia Gayoso contou que a ideia da montanha de lixo era mesmo “chocar”. “Só se chocando é que a pessoa vê o quanto ela está se alienando no seu papel de cidadão”, declarou, acrescentando: “Temos uma praia maravilhosa como essa e as pessoas fazem questão de ‘esquecer’ o lixo na areia”. E não é só “lixinho”; entre os resíduos recolhidos, havia até fralda descartável usada e carrinho de feira.