Nosso sistema nervoso responde a mensagens elétricas externas, e as células especializadas em imprimir essas mensagens chamam-se neurônios. Ao interpretá-las, nosso organismo produz vários tipos de substâncias químicas, os neurotransmissores, que se espalham pelo organismo em segundos, preparando-o para a reação correspondente.
Viciados no tipo de química que produzimos com as emoções, recriamos, inconscientemente, situações para experimentar a mesma sensação.
São milhares os tipos de neurotransmissores responsáveis por nossas emoções, positivas ou negativas, tais como ansiedade, euforia, depressão, raiva, alegria, medo etc.: a Adrenalina, que nos coloca em estado de alerta, a Endorfina, responsável pela sensação de paz, segurança, tranquilidade, alegria, e ainda com poder analgésico; a Dopamina e a Norepinefrina, que provocam as mãos suadas dos apaixonados, agitação, taquicardia, alucinações … E tantos outros!
As emoções também são responsáveis, em grande parte, por nossa saúde e qualidade de vida, assim como por muitas dores e doenças, fazendo-nos às vezes até desejar a morte.
O sentimento tem outra origem, vem do Ser, e só existe um: AMOR!