“Fashion week”: todos nós já ouvimos esta expressão na moda. Foi a publicitária americana Eleonor Lambert, visionária, que decidiu criar o evento em 1943, para colocar em evidência as criações dos estilistas dos Estados Unidos. Inicialmente dedicada somente aos jornalistas, a semana era chamada de “Press Week”.
Tivemos que aguardar até 1973 para que Paris realizasse o mesmo evento com o nome de Semana da Moda – daí, outros países, como a Itália e a Inglaterra, acompanharam o movimento. Com uma abertura muito maior para a midia estrangeira e gente famosa, a fashion week ganhou um proporção enorme, sendo considerada o maior evento de moda internacional. Os clientes importantes são convidados para os desfiles e, na sequência, aguardados nos show rooms das marcas, para encomendar seus pedidos.
Falando nisso, aí estão imagens de tres show rooms parisienses: Balmain (abaixo, na primeira foto) e duas grandes promessas da moda francesa – o brasileiro Gustavo Lins (foto do meio) e o francês Alexandre Vauthier (a última). É aí que os clientes escolhem o que vão colocar na loja na próxima estação.
E como o Brasil não sai de Paris, quem está aqui para ver os desfiles e fazer pesquisa do que vai entrar na próxima coleção são as multimarcas exclusivas Zezé Duarte, de Belo Horizonte, e Maison Ana Paula, de Brasília. Zezé (na foto abaixo, à esq.) e Ana (à dir.) estão encantadas com as novidades e a escolha não está sendo fácil, ainda que deliciosa. Vem coisa bacana por aí…
Para se recuperar de tanto desfile e correria, o povo da moda escolheu o Klay Club como o endereço para fazer ginástica e descansar. É a academia fashion de Paris, com mais de 1.000 m2 em três andares, equipamentos de última geração e cursos coletivos variados. A decoracao é um capítulo à parte: moderna e espaçosa, com piscina, massagista e saunas para relaxamento. Pode ter certeza de que voce vai malhar na companhia de algum estilista conhecido, porque vários são sócios do clube. Bacanérrimo!
O estilista tunisiano M. Azzedine Alaïa aproveitou a Semana da Moda para inaugurar loja no n° 5 da Rue de Marignan, ao lado da Av. Montaigne. Três salões em dois andares com escadaria de mármore recebem a coleção de prêt-à-porter e acessórios. Uma atmosfera artística envolve os ambientes: o designer Pierre Paulin criou o módulo onde os sapatos são expostos e o lustre espetacular, fluindo feito uma cascata acima da escada, é assinado por Kris Ruhs. Resultado: o espaço ficou maravilhoso!
Um dos hotéis preferido pelos fashionistas em Paris é o Castille, da rede italiana StarHotels, com sua decoração comtemporânea, espaços comuns muito bem organizados e quartos espaçosos e silenciosos. O diretor do hotel, Maurizio Redaelli, faz questão que o serviço aos brasileiros seja feito por um brasileiro ou alguém que fale português.
Pelos corredores, você cruza com modelos, editoras de moda, fotógrafos e compradores; à noite, no restaurante, até parece desfile – tudo muito elegante e despretensioso. A localização não poderia ser mais fashion: Rue Cambom, ao lado da Chanel. O hóspede ainda corre o risco de dar de cara com o ”Kaiser” Lagerfeld.
E por falar em Karl Lagerfeld, ele lançou, em suas butiques parisienses, as velas perfumadas “Karl”, que são o objeto de decoracao da Semana da Moda. Perfumes raros, como figo com pimenta negra e madeira santal – agora, dá pra ter em casa o cheiro da maison do estilista.
A Maison Cartier vai expor suas mais raras peças no Grand Palais. “Le Style et l’Histoire“ contará a história da família de joalheiros que soube evoluir em estilo para atender aos clientes das mais diversas nacionalidades. A mostra, com 600 joias que traduzem o savoir-faire da joalheria, ficará em cartaz de 04/12/13 a 12/03/2014. Imperdível!