O programa “Lixo Zero”, que multa quem for flagrado jogando lixo nas ruas do Rio, vem obrigando casas noturnas e produtores de festas a fazer um bem-vindo exercício de criatividade – tudo em nome de evitar que seus clientes atirem bitucas de cigarro nas calçadas ou os panfletos de divulgação acabem no chão e na areia das praias. Veja só, na foto acima, o exemplo da Casa Rosa, em Laranjeiras: os 50 mil panfletinhos impressos mensalmente foram substituídos por simpáticas “bituqueiras”. “A gente tem que se reinventar, não tem jeito. A bituqueira é bacana porque muita gente guarda e leva na bolsa”, diz Rodrigo Guimeira, um dos sócios da casa.
Os produtores Fabricio Baruth e Carlos Nadal, da Vibra eventos, também aderiram a ações não-poluentes para fazer propaganda de suas festas. Agora, em vez dos pedaços de papel, eles investem pesado na internet. Os panfletos tornaram-se virtuais, na forma de links patrocinados em redes sociais. A cidade agradece; desde que o Lixo Zero entrou em vigor, há dois meses, quase 8.000 pessoas já tomaram multas por sujar as ruas cariocas. Para lixo como bitucas e papel, a pena é de R$ 157.