Não é à toa que o chef David Hertz ganhou o prêmio de empreendedor social do futuro. “A Gastromotiva é o primeiro negócio social gastronômico do Brasil reconhecido por transformar pessoas e relações através da Gastronomia. Cria oportunidades que geram educação e renda para as comunidades”, resume o site da associação.
Estive lá esta semana colaborando com o projeto. Dei aula de gastronomia funcional e alimentação detox. Fiquei muito feliz com o interesse e entusiasmo dos alunos. Esses jovens talentos de comunidades de baixa renda saem de lá formados em auxiliares de cozinha e já são direcionados para o mercado de trabalho. Claro que o sucesso de cada um vai depender da dedicação, postura e comprometimento.
O curso, de três meses, é bastante focado: técnicas gastronômicas e de nutrição e sustentabilidade socioambiental. Em uma das minhas visitas à Unisuam, no Rio, a Bia, do Aconchego Carioca, estava dando aula de ecogastronomia, muito interessante e válida.
O mais importante é que, durante este periodo, os alunos têm a chance de validar o aprendizado na prática, em estágios em bufês, empresas e restaurantes parceiros. Somado a isso tudo estão as noções de cidadania que, defitivamente, garantem a possibilidade aos futuros chefs de ingresso em estabelecimentos ou o planejamento de seus próprios negócios.
Esta locomotiva chamada Gastromotiva vai longe… e eu espero acompanhar de perto, pisando forte no acelerador deste lindo projeto. Se você tem um estabelecimento ou deseja participar de alguma forma social, não perca tempo.
Drops Informativos:
Www.gastromotiva.org
Contatos no RJ: Valmir, Samanta ou Mariane