A falta de educação do motorista carioca parece não ter limite. E, quando praticada em coletividade, só existe uma palavra para definir o resultado: baderna. Se um carro estacionado irregularmente sobre a calçada incomoda muito pedestre, o que dizer de vários? E as dezenas de motos? Aconteceu no Arpoador, onde, além do mais, o acesso à via estreita que corta o calçadão junto à praia é liberado somente para veículos autorizados.
Os flagrantes acima foram feitos no último domingo (08/09) e podem, facilmente, ser vistos todos os dias. Ignez Barreto, coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, postou as fotos no blog do grupo, que tem várias causas em defesa do bairro – de capacitação dos porteiros ao monitoramento da polêmica obra do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz. Além do que chamou de “zona”, ela ficou indignada também com a falta de ação da Prefeitura, que, aparentemente, ignorou seus telefonemas para o número 1746, a Central de Atendimento ao Cidadão.
Esta coluna entrou em contato com a Secretaria de Ordem Pública, que encaminhou a questão à Guarda Municipal. A assessoria de comunicação da GM respondeu: o Arpoador tem patrulhamento de rotina e os guardas são orientados a “infracionar” todos os veículos estacionados irregularmente. Na tarde dessa quinta-feira (12/09), uma equipe foi ao local e multou 14 que estavam parados sobre a calçada. A Prefeitura afirma, ainda, que já multou mais de 7.300 veículos ao longo da Vieira Souto este ano – e que conta com “o apoio e a boa educação do motorista carioca” para não cometer a infração.
Pelo que se vê, parece que os motoristas não estão nem aí para o apelo da Guarda Municipal e para a ameaça de uma canetada. Ou, talvez, os agentes municipais não andam se fazendo tão visíveis. Já a baderna…