É um sinal de como os cariocas estão ligados na revitalização da zona portuária do Rio e de sua importância para a cidade. O Festival Art Rua cresceu e vai ocupar dois galpões da Vila Olímpica da Gamboa, entre os dias 05 e 08 de setembro. Marcelo D2 apareceu por lá para dar uma olhada no trabalho do amigo Flip, grafiteiro paulista, que vai participar do evento – um festival de arte urbana, criado em 2011 pelo Instituto Rua em parceria com a produtora Visionart’z, para estimular o desenvolvimento da região.
O festival vai ser paralelo à ArtRio, maior feira de artes do Brasil. Logo em sua primeira edição, em 2011, conseguiu firmar-se entre os eventos de arte urbana mais significantes do País. Em 2012, aconteceu em forma de intervenções artísticas em Wynwood Walls, em Miami, referência mundial no gênero, inserindo, de vez, o Rio no crescente mercado da arte urbana.
A programação é extensa: além das manifestações artísticas, haverá shows no Palco Rua, oficinas para crianças, palestras, projeções de filmes, espaço gastronômico, “concept store” – uma loja em parceria com a Redley e Zeedog, vendendo produtos do Art Rua – e transporte especial: micro-ônibus que vai fazer os trajetos Zona Sul x ART Rua e ArtRio x Art Rua durante todos os dias de evento.