Foi como viajar no tempo, especialmente para Zezé Motta, que chorou ao cantar “Senhora Liberdade” – ela dedicou a interpretação a seus antepassados – na abertura da Casa Real Mostra e Decoração Século XIX, na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras.
Liliana Rodriguez e Nestor Rocha, os donos da fazenda, conseguiram o que queriam: reconstruir os ambientes e os hábitos de quase 200 anos atrás. Para isso, os arquitetos convocados para reviver a época recorreram a antiquários da Região Serrana, do Rio e de São Paulo.
No primeiro fim de semana de visitação, a fazenda ficou lotada – empresários, artistas, decoradores, muita gente apareceu para ver os cômodos redecorados e, ainda, aproveitar a comida típica da fazenda.
O evento está aberto ao público e vai até o dia 30 deste mês. É como se fosse um aula de história, com workshops, totens explicativos e até trilha sonora produzida com efeitos que remetem ao século XIX: por exemplo, ao entrar na cozinha, o visitante ouve o tagarelar das mucamas.