Se perguntarem o que existe em comum entre Búzios e o Complexo do Alemão, pode ser que muita gente não saiba dizer. Afinal, são regiões com características distintas – em termos de indicadores sociais e situação geográfica. Uma dica: a resposta começa pelo paladar.
Distantes 180 quilômetros, tanto Búzios quanto o Alemão vão receber, neste fim de semana (06 e 07/07), festivais que pretendem atrair os visitantes pelo estômago. Na Região dos Lagos, é o “12º Festival Gastronômico de Búzios”, uma estratégia para incentivar o turismo no inverno; aqui, é o “Mesa no Morro”, na estação Adeus do Teleférico, mais uma iniciativa para aproveitar os benefícios da pacificação e estimular a economia local.
Nos dois casos, é só chegar e aproveitar as muitas barraquinhas espalhadas pela rua. No Alemão, cada prato vai custar até R$ 10 – o mesmo preço mínimo do festival no charmoso balneário, que também terá opções a R$ 15. E o mais importante: ambos com a mesma qualidade e até requinte.
Dos chefes Claude e Thomas Troisgros, pai e filho, o festival vai apresentar o penne de carne-assada ao vinho tinto; também vai ter bobó de camarão, do restaurante Aconchego Carioca, e sanduíche de pão de alecrim, ragout de cordeiro e mostarda dijon, da Brasserie Rosário. Os moradores também participam: tapiocas, açaí, pizza, sanduíches e risotos reforçam o caráter democrático do festival.