Por trás dessa carinha de vovó amável, com generosas bochechas avermelhadas e semblante tranquilo, esconde-se uma poderosa mulher: Janet Yellen. Ela é apontada como franca favorita a assumir a presidência do Federal Reserve (Fed), o temido Banco Central dos Estados Unidos. O cargo, em exatos 100 anos de história, só foi ocupado por homens – até agora.
A agência de notícias Reuters divulgou, nesta quarta-feira (12/06), o resultado de uma pesquisa com 44 dos maiores economistas do mundo: 40 apoiam Yellen. A notícia não poderia vir em hora melhor para o presidente americano, Barack Obama, que se vê no meio de uma crise de confiança – pegou muito mal a revelação de que seu governo monitora todo tipo de comunicação dos americanos. Ao conduzir Yellen à presidência do Fed, Obama terá uma chance de fazer as pazes com a opinião pública.
Yellen tem 66 anos e demonstra pulso firme no Fed, onde é vice-presidente, subordinada ao chefão, Ben Bernake. Ele terá que deixar o cargo em oito meses, quando seu segundo mandato terminar.