[top5titulo]
Muitas – e muitos – de nós não pode nem ouvir falar em Dia dos Namorados. Vitrines cheias de corações vermelhos, promoções tentadoras para os casais, ursinhos de pelúcia aos montes… Às vezes, dão a maior alergia! A data causa calafrios em quem ainda procura um grande amor ou naqueles que andam se equilibrando na corda-bamba para não perder o que custou tanto pra encontrar.
Passear de mãos dadas, rir das maiores bobeiras do mundo, brigar por nada e fazer as pazes, dividir contas, sofás, sorvetes, champagne, chicletes e até problemas. Quem não sonha com uma vida a dois? Mas, por que parece tão difícil?
Pode ser que você só precise ouvir melhor o seu coração. Conselhos de quem entende muito do assunto são bem úteis. Por isso, trazemos as dicas da psicóloga Mariana Yamada, uma especialista em unir casais. Há oito anos, ela trabalha na agência de aproximação de pessoas Lunch 42, cruzando, com muito cuidado, as informações dos pretendentes até achar o par ideal. Mariana tem 10 dicas para quem quer encontrar um relacionamento estável e duradouro.
[/top5titulo]
numero:1
Objetividade
“Em primeiro lugar, assuma que você está em busca de um relacionamento sério. Assuma isso para você e para as pessoas ao seu redor. Entenda que passar outra mensagem afasta possíveis relacionamentos. Não banque o ‘estou satisfeito comigo mesmo e não preciso de ninguém’”
Vá à luta
“Esteja aberto para conhecer pessoas. Não pense que um relacionamento irá bater na sua porta. As oportunidades estão em todos os lugares. Fique atento e saia da sua zona de conforto”
Abra-se a novidades
“Esteja aberta ao diferente. Normalmente, idealizamos estereótipos que na vida real não existem. Aceite o que não é familiar e aprenda com o outro, sem restringir previamente o que mal teve contato. Você poderá se surpreender!”
Mea culpa
“Relembre seus antigos relacionamentos. Reflita sobre o que não deu certo nas últimas vezes para que não repita o mesmo erro. Tentar uma nova relação mal resolvida ou traumatizada por algum motivo, provavelmente, fará com que você se depare com as mesmas questões na próxima relação. O que ficou para trás deverá permanecer ali”
Vá com calma
“Segure a ansiedade. Não é porque encontrou uma pessoa que te interessou e que tem todos os requisitos necessários que vocês irão embarcar imediatamente em um relacionamento. Essa postura assusta o outro e mostra o quanto você está carente”
Respeite os limites
“Conheça o outro melhor e se conheça também. Um relacionamento só é duradouro na medida em que as pessoas sabem se relacionar e isso implica em não ultrapassar e não desrespeitar o limite do outro nem o próprio”
Sinceridade
“Saiba investir em uma relação que está caminhando para um relacionamento. Fazer tipo de difícil ou de “desencanada” apenas porque está com medo de se machucar não facilita em nada. Seja sincero e, caso esteja realmente gostando, não faça tipos nem gaste o seu tempo com outras relações só para se ocupar”
Dê tempo ao tempo
“Namore muito. Saia, passeie, desfrute dos momentos de enamoramento do casal. Não há pressa em estipular nomes ou regras para a relação. Isso virá naturalmente, sem ninguém se sentir pressionado”
Cuide de plantinha
“O ‘duradouro’ virá com o tempo. Então, concentre-se no hoje e viva um dia após o outro. Cuidar de si, do outro e da relação dia após dia é o segredo para uma relação duradoura”
Preserve a individualidade
“Não perca sua individualidade. O amor é lindo, mas não é só disso que vivemos. Tenha outros prazeres sozinho, em seu trabalho ou com amigos. Mantenha também hobbies que não necessariamente tenha que incluir o seu parceiro. Casais que se fundem um no outro tendem a cair em um desgaste da relação com grande facilidade.”