O diretor austríaco Hans Weingartner já está no Rio para acompanhar a estreia de “Edukators”, na próxima sexta (18/01), no Oi Futuro Flamengo. O espetáculo, com direção de João Fonseca, é uma adaptação do cultuado filme de Weingartner, que, até então, nunca havia autorizado qualquer montagem de sua obra.
Para esta estreia mundial, ele trouxe um vídeo que será exibido antes de todas as sessões. No elenco, estão Natália Lage, Pablo Sanábio, Edmilson Barros e Fabrício Belsoff, interpretando jovens que vivem em Berlim e acreditam que podem mudar o mundo, autointitulando-se “Edukators”.
O espetáculo vai além da encenação: serão organizadas intervenções urbanas sob a coordenação do arquiteto Thomaz Velho. Grandes esculturas serão instaladas nesta segunda-feira (14/01) no Leblon, Lagoa e Ipanema e, na terça (15/01), na Praça Tiradentes, Largo da Carioca e Flamengo, interagindo com a cidade durante toda a temporada. Cada uma foi elaborada com diversos objetos coletados em brechós, ferro velhos e doações, como do arquiteto Zanini de Zanine. Além disso, a plateia vai receber tinta e pincel ao final de cada apresentação para poder deixar sua mensagem em uma grande tela em branco. Tudo será fotografado e exposto em um mural na parte de fora do teatro, criando, também ali, mais uma intervenção urbana.