[top5titulo]
Olhando assim, a gente pensa que o corpão de Ney Matogrosso (aos inacreditáveis 71 anos), não vai envelhecer nunca: da adolescência até mais ou menos os 40 anos, o cantor e ator pesava exatos 40 quilos, para 1m70 de altura; de alguns anos pra cá, mantém sempre 62 quilos. Não por outra razão, Ney é sempre lembrado não só pela linda voz, mas também pelo talento físico. Sempre ao fim dos seus shows, todo mundo comenta o assunto, ou seja, emociona também pela aparência. Isso tem lá seu preço, talvez menor do que muitos imaginam: o artista tem disciplina com a academia, come um pouco menos do que a maioria e acha que o estado de espírito reflete no físico. Matogrosso, de dorso fino, é convidado do #Ficaadica de hoje.
[/top5titulo]
numero:1
Controle
Ser magro é genético, mas manter-se magro é ter o controle, que é só seu: está nas mãos de cada um, basta que queira.
Dançar
Trabalho feito louco e, como danço muito, isso mantém o meu tônus muscular. Recomendo também dançar sozinho. Faço muito isso, até como maneira de me exercitar.
Comer pouco
Sugiro comer pouco. Eu, por exemplo, saio da mesa sabendo que poderia comer mais e opto por não. É preciso comer minimamente para se manter.
Uma colher de doce
Consigo comer apenas uma colher de doce. Não entendo quem come um pires cheio, fico chocado quando vejo essas cenas nos restaurantes. Nenhum organismo suporta tanto açúcar.
Truque da salada
É preciso comer salada antes das refeições, para comer menos comida – isso é um truque.
Vitaminas e Ômega 3
Nunca fui a um nutricionista na vida. Por recomendação do Sergio Timerman, um médico amigo, estou tomando complemento de vitaminas e Ômega 3, de 1100 miligramas, pela primeira vez na vida.
Sempre 62 kg
Se passo quinhentas gramas além do meu peso (62 quilos), deixo de jantar, só como uma saladinha. Nunca passo disso, nem pra baixo, nem pra cima.
45 minutos de exercícios
Faço musculação, bicicleta e alongamento diariamente – mas só 45 minutos incluindo tudo.
Estado de espírito e o físico
É preciso lembrar que o estado de espírito interfere no físico. Outro dia, no meu sítio, eu estava com muitos amigos, enquanto assistia aos jornais. Logo depois eles saíram e pensei: “Vou ficar no meio desse mato ouvindo desgraça e miséria?” Senti como se minha casa estivesse sendo invadida. Desliguei a televisão e coloquei uma música clássica. Ao voltar, eles observaram a diferença na energia do ambiente. Prefiro ouvir os sons da natureza, como pererecas, grilos, corujas etc. Tenho a nítida consciência de estar dentro de algo vivo. A TV quebrou e eu não quero mais.
Energia
Sugiro evitar lugares onde a energia não é boa. Quando percebo que a coisa é pesada, mentalmente crio uma defesa pra mim. A mente é muito poderosa: crio um escudo transparente e protetor pra me defender, se não posso sair do local.