“Em notas sucintas, revistas e sites de moda, comentou-se sobre mais um sucesso deste outono norte-americano: a tendência militar. Mas, como quase todas as tendências, esse look surgiu muito tempo atrás, mais precisamente durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
No final dos anos 1930, o mundo da moda feminina mudou radicalmente. Com a necessidade de assumirem os negócios das famílias, roupas menos enfeitadas e mais masculinas, como blazers e calças, tomaram conta do guarda-roupa das mulheres. Como a moda é um espelho do seu tempo, o uniforme de guerra acabou influenciando esse novo design.
Este ano, os estilistas responsáveis pelas coleções militares são Burberry Prorsum, McQ Alexander McQueen, Marc by Marc Jacobs, Jason Wu e Tommy Hilfiger. Cada um investiu em algumas das cores tipicamente militares – azul-marinho, diferentes verdes, amarelo-mostarda, preto e cinza – e produções dos vários tipos, para cada momento do dia. Apareceram muitas botas e trench coats, dois itens obrigatórios no nosso guarda-roupa!
Roberta seguiu essa tendência para uma simples ida ao shopping. Como uma boa fashionista, ela soube equilibrar seu look ultrafeminino com uma jaqueta militar mais “masculina”. Assim, conseguiu evitar uma produção sofisticada demais para fazer compras. Algumas lojas estilosas que oferecem o look militar são Nasty Gal, Mod Cloth, Topshop, A.Brand e Osklen.
Roberta usa: jaqueta militar da Zara, vestido da Topshop, cinto da Dress to, bolsa da brechó na França e sapato da Arezzo.”
Para saber mais, acesse o blog da Manuela Almeida. Ela escreve aqui às terças-feiras.