Regina Duarte ganhou a exposição “Espelho da arte – A atriz e seu tempo”, com curadoria de Ivan Izzo, em homenagem aos seus 50 anos de carreira. A inauguração foi nessa terça-feira (21/08), no Centro Cultural dos Correios, no Centro, e a mostra vai ficar aberta ao público gratuitamente, até outubro. Rodrigo Santoro fez a cerimônia de abertura, simpático e divertido, com muitos elogios à Regina, enquanto Zizi Possi emocionou a plateia ao cantar “Per Amore” – tema da novela “Por Amor“, da qual a atriz era protagonista. Diego Moraes também interpretou clássicos marcantes da carreira da “namoradinha do Brasil”.
Quanto à Regina, estava com o sorriso congelado – não no sentido de frieza (de jeito nenhum!), muito pelo contrário: esse congelado é sinônimo de algo que permanece conservado, intacto. Se alguém olhar uma foto de 30 anos atrás da atriz, o sorriso é exatamente o mesmo: fala por si, passa sinceridade, passa espontaneidade, passa uma certa leveza da infantilidade.
De volta à exposição: dividida por décadas, foi organizada de maneira cronológica, com cenários que ora representam partes de uma casa, ora lembram estúdios de televisão. Izzo pensou ainda na sustentabilidade e, além de todo o acervo doado por Regina (fotos, figurinos, objetos pessoais), usou o papelão como matéria-prima principal da mostra. Veja fotos na Galeria.