A exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro – as origens do Fotojornalismo no Brasil”, com curadoria de Helouise Costa e Sergio Burgi, será inaugurada no próximo dia 10, às 19h, no Instituto Moreira Salles, na Gávea. Na abertura, uma mesa-redonda com a curadora, além do jornalista Fernando Morais e dos fotógrafos Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto, que colaboraram com a revista.
“O Cruzeiro” implantou o fotojornalismo no Brasil e, por isso, a mostra vai apresentar mais de 300 imagens e matérias da principal revista ilustrada brasileira do século XX, mostrando a relação entre as imagens dos fotógrafos e as fotorreportagens. As décadas de 40 e 50 serão as mais abordadas, quando a revista teve maior aderência social.
Alguns temas, recorrentes na publicação, serão abordados na mostra: “Fotorreportagens seriadas”, “Faits divers – entre a notícia e a ficção”, “A política na fronteira entre o público e o privado”, “A autonomia da câmera’, “A imprensa e o sistema de arte” e “O índio”. O público vai poder visitar a exposição até o dia 7 de outubro.
SERVIÇO:
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Abertura: 10 de julho de 2012, às 19h
Exposição: de 11 de julho a 7 de outubro de 2012
De terça a domingo, das 11h às 20h
De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições.