Sem glúten, sem lácteos, sem açúcar, sem gordura, mas cheios de vida. É isso aí: estamos na onda do “sem”. Mas dá para viver assim e ainda ter prazer? Dá. Ô, se dá! Se eu, que escrevo esta coluna e enfio, muitas vezes, o pé na jaca, pratico e estudo como viver melhor tendo uma rotina saudável, você, com certeza, também desfrutará fazendo o mesmo.
Modismo atual ou não, já venho estudando há quatro anos com o doutor francês Christian Tal Schaller, com as naturópatas Raquel Barros e Emília Machado (esta última, também nutricionista). Todos, assim como eu, não são a favor de dietas. Quem consegue seguir uma dieta por mais de duas semanas, um mês, dois, três? No meu caso, todas as vezes em que me propus a seguir alguma, eu engordei. Afinal, nada melhor do que o que é proibido. Comia tudo o que não podia.
Portanto, o que eu proponho, a partir das minhas pesquisas, é uma combinação de alimentos prazerosa para você e para o seu organismo, provocando bem-estar e prevenindo doenças.
A secreção dos sucos gástricos varia de acordo com os alimentos ingeridos, e algumas misturas são mais difícieis de digerir que outras. Deixam resíduos por mais tempo do que o necessário, criando toxinas e gastando mais a nossa energia, influenciando negativamente o nosso humor, capacidade de raciocínio e a nossa disposição.
E quais são essas combinações pouco indicadas? Leguminosas (feijões, ervilhas, favas) com proteína animal; consumir o cozido antes do alimento cru; ingerir líquidos durante as refeições (apagam o fogo digestivo); comer mais de uma proteína animal (carne, frango, camarão) na mesma refeição.
Quer enfiar o pé na jaca? Vai fundo e depois vai lá me visitar no Café Detox. Nada como corpo inteligente e autolimpante. Quase uma Brastemp.
Drops Informativos:
Livro L´Alimentation Plaisir, Christian Tal Schaller, ed. Poche Vivez Soleil.
Livro Você Sabe se Dexintoxicar? Dr. Soleil, ed. Taps
Café Detox (temporário): Barão de Jaguaripe, 37, entre Joana e Vinícius. De 2ª a 6ª-feira, das 16h às 20h. Até o dia 13/07. Tel.: (21) – 8307-6769.