O vereador Carlo Caiado, autor do Projeto de Lei (n° 367/2009), pede direito de resposta em relação à nota publicada aqui, na qual o Prefeito Eduardo Paes disse que vetaria o tombamento da Praça Nossa Senhora da Paz – o que foi feito: saiu publicado nesta terça-feira (27/03), no Diário da Câmara.
“O prefeito argumentou que o tombamento é inconstitucional por ter sido proposto pelo Legislativo. O interessante é que ele próprio já sancionou outros tombamentos que propusemos aqui na Câmara Municipal, como o do Parque Peter Pan, em Copacabana, e o da Praça da Fé, em Bangu. Por que é que antes podia e agora não pode mais? Será que por ser ano eleitoral ele resolveu promover essa mudança por conta própria?”, pergunta o vereador.
Caiado refere-se aos tombamentos propostos por ele mesmo (Copacabana), projeto de 2007, e pelos vereadores Adilson Pires e Rogério Bittar (Bangu), de 1995, que realmente aconteceram, segundo Paes, pelo valor histórico, cultural, social e de lazer dos lugares citados – o mesmo que se quer para Ipanema.