Oscar Niemeyer completa 104 anos nesta quinta-feira (15). Para comemorar, almoça em casa, só com a família, mas nada de bolo e parabéns – ele não gosta. À noite, poderia sair para jantar com a mulher, Vera, no Terzetto, em Ipanema, como, aliás, faz uma vez por semana. Mas preferiu unir o útil ao agradável: decidiu lançar a nova edição de sua revista, “Nosso Caminho“, bem no dia do aniversário.
Portanto, às 19h30, o maior nome da arquitetura brasileira recebe os amigos para um coquetel no escritório de Copacabana – onde bate ponto todos os dias -, para mostrar a publicação em primeira mão. Nas páginas, um texto dele sobre Vinicius de Moraes e os projetos de uma universidade em Foz do Iguaçu, uma casa em Londres e um teatro no Aterro do Flamengo – que, por falar nisso, vem causando a maior polêmica com o Iphan, por se tratar de uma área tombada.
Como Niemeyer mandou colocar um piano no escritório, onde costuma organizar saraus em que Vera solta a voz, tem convidado torcendo para que o anfitrião se anime e peça música ao vivo para trilha sonora do lançamento.