Nova Iguaçu vai ser palco do 2º Festival de Cinema da cidade, o Iguacine, no próximo fim de semana. Durante quatro dias de evento, a cena do audiovisual de todo o País vão participar de uma mostra competitiva de curtas. Das 270 produções, 31 foram selecionadas para concorrer. O Iguacine promete surpreender com exibição de um trecho inédito no Rio de 10 minutos de “Lula, o filho do Brasil”, filme de Fábio Barreto que entrará em cartaz no circuito nacional em 2010.
Cineastas como Domingos de Oliveira, Vinícius Reis e Ivan Cardoso estarão por lá, promovendo debates com curadoria do crítico de cinema Rodrigo Fonseca. Um encontro com Bia Lessa promete misturar teatro e cinema. O Festival é fruto da parceria entre a Escola Livre de Cinema e a Prefeitura de Nova Iguaçu no programa Bairro-Escola.
Uma das recentes conquistas da Escola Livre de Cinema é a doação de um amplo acervo de obras de cinema e teatro da Funarte. O material vai estar na Biblioteca Cacá Diegues, que será inaugurada no evento e pretende se tornar centro de referência e pesquisa. Oficinas do programa Onda Cidadã, do Itaú Cultural, também prometem movimentar o evento.
O homenageado vai ser o cineasta Xavier de Oliveira, diretor de importantes produções da década de 70, entre elas o filme “Marcelo Zona Sul”. O grupo Mate com Angu, o Cine Santa Teresa e o site Porta-Curtas também serão homenageados.