"O que é a favela, afinal?" é um seminário para especialistas, pesquisadores, gestores públicos e privados, autoridades e profissionais da mídia, que vão se reunir, nesta quarta e quinta-feira, para apresentar e debater ideias que redefinam o conceito de favela. Idealizado pelo Observatório de Favelas com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o objetivo é fazer um documento aos órgãos governamentais e sociedade civil, com o objetivo de estimular pesquisas e a implantação de políticas públicas.
No primeiro dia, bate-papo com o economista do BNDES, Ricardo Henriques; com o fundador do Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva; com o representante do Instituto Pereira Passos, Fernando Cavallieri; e a professora da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Getúlio Vargas, Maria Lais Pereira da Silva; que vão expor os seus trabalhos. Já no dia seguinte, o seminário começa às 9 da manhã, na Redes de Desenvolvimento da Maré, e à tarde na sede do Observatório de Favelas.
"O que é a favela, afinal?" faz parte da semana de comemoração do aniversário de oito anos do Observatório de Favelas — uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. Criado em 2001, é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), com sede na favela da Maré, no Rio de Janeiro.