Generosidade intelectual e produção colaborativa. Esses são os dois principais conceitos do Tangolomango, o Festival da Diversidade Cultural, que desde 2002 já promoveu o encontro de quatro mil artistas de 300 grupos populares vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina, para a troca de experiências que terminam em um espetáculo de música, circo, teatro e dança a cada edição. Para esta edição, na primeira semana de novembro, no Rio, o Tangolomango está com as inscrições abertas até 31 de agosto, com vagas para 10 grupos.
O Festival é um projeto pioneiro de produção colaborativa e tem o objetivo de reunir e difundir projetos culturais de diferentes regiões do País, para promover a diversidade cultural brasileira e a troca de experiências. O conceito de cultura popular incorpora diferentes linguagens e estéticas.
Os espetáculos, que antes aconteciam somente no Rio e tinham como público-alvo jovens das comunidades populares urbanas, ampliou esse universo, incluindo pessoas de diversas faixas etárias e pequenas cidades de vários estados. Atualmente, abrange as cinco regiões e há dois anos se realiza em Fortaleza, Recife e Salvador, sempre em espaços públicos e acesso gratuito. Em 2008, o Festival passou a ser latino-americano, incluindo grupos desses países no intercâmbio.