Houve um tempo (até 30 ou 40 anos atrás) em que a busca pelo sucesso não era nem obsessiva nem frenética. Existia o objetivo natural de crescer, de se aprimorar e fazer o que fosse, com a intenção de ser cada vez melhor. Jamais poderíamos imaginar que o trabalhador que se tornaria o mais famoso das Américas nunca trabalhou.
Mas o assunto aqui não é a política, muito menos a meritocracia, praticamente revogada nestas bandas.
Nossa questão é entender como funciona o sucesso, para que todos possamos alcançá-lo. Apoiando a visão espiritualista, temos o maior nadador do Planeta dizendo que não quer superar ninguém – só a si mesmo. Esse é o ponto: cada um de nós tem o seu próprio modelo de sucesso; se não tem, deve criar, não se detendo no dos outros.
Com um pouco de atenção, podemos perceber que nem sempre o mérito ou trabalho árduo tem a ver com fama e prosperidade. Muito menos, com moral e ética. Muitos de nós temos até a impressão errada de que é necessária uma certa falta de escrúpulos para ficar rico. Quando não estamos alcançando alguma coisa que queremos, é porque falta desejo.
Como assim? É só desejar? Mas eu tenho mil desejos que não alcanço! Pode ter certeza: se não está acontecendo, é porque não está desejando o suficiente; ou está desejando e, ao mesmo tempo, duvidando. Pode ser ainda que não queira pagar o "preço", fazer o que tem que ser feito; ou ainda deixar de fazer alguma coisa, especialmente ações ligadas à culpa ou ressentimento, as duas maiores "âncoras" que nos impedem de alcançar tudo que queremos.
O insucesso não existe – o que temos é o processo de aprendizado, é a busca pelo melhor caminho, e este passa pela motivação, pelo estado de ânimo. Quem alcança a cura seja na saúde, seja nos relacionamentos, seja nas finanças, tem o desejo suficiente para gerar a vibração correspondente a um estado de espírito forte e seguro, que vai acionar a nossa alma para refeletir coisas na direção do que queremos, e não na direção contrária. Só ela pode tudo. Use-a sem moderação.
Por Ary Alonso (Espiritualista) 17/08/2009