O grupo de teatro do Vidigal, fundado em 1986, lança mostra e livro para lembrar sua trajetória nesta sexta-feira, no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo. A mostra traz fotos, objetos de cena e instalações feitas a partir de cenários e figurinos das peças apresentadas pelo grupo. Às quintas, começando pelo dia 6 de agosto, serão exibidos curtas feitos pelo núcleo de cinema.
Já o livro, fruto de uma pesquisa de três anos com organização de arquivos, cronologia e entrevistas, reúne histórias da vida cultural do Rio desde o final da década de 90, através de depoimentos de personagens, cadernos de ensaio e de críticas, fotos, recortes de jornal, cartazes, filipetas e ingressos dos espetáculos.
O Grupo Nós do Morro é uma associação cultural fundada em 1986 com objetivo de proporcionar o acesso à arte e à cultura para a população do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Sua trajetória foi construída com base em uma filosofia de valorização do convívio coletivo, respeito à diversidade, solidariedade e busca da autonomia.
As ações culturais desenvolvidas pelo Nós do Morro obteve o reconhecimento da crítica e do Governo brasileiro. Destacam-se, entre os prêmios recebidos, a Ordem do Mérito Cultural e o Prêmio Escola Viva, concedidos pelo Ministério da Cultura, a Menção Honrosa da UNESCO e a recente indicação para o Prêmio Shell 2009, pela Direção de Movimento e Trilha Sonora do espetáculo Machado a 3×4. O Grupo Nós do Morro é patrocinado pela Petrobras desde 2001.