Nesta quarta é a lua nova do signo de Leão. A influência dessa energia será mais forte nos primeiros quinze dias, seguindo em um crescente até a lua cheia; depois, a intensidade vai se reduzir até chegar à fase minguante.
O símbolo dessa constelação, o Leão, já diz muito de como seremos afetados nesse período — assim como o Rei da selva, vamos sentir-nos um pouco monarcas, soberanos. Mas o signo regido pelo Sol, que é a nossa fonte vital, também amplia nossa capacidade de canalizar bem-estar para todos.
Aí está a chave: controlar a tendência de domínio, própria de um rei.
Existem atributos que estão associados ao poder de ajudar às pessoas, aos quais devemos estar atentos: orgulho, exibicionismo, necessidade de reconhecimento e considerar a si mesmo como centro do universo. Tudo isso devemos evitar para estar em harmonia com as pessoas e ajudá-las a encontrar o seu próprio equilíbrio.
Quando enxergamos as coisas e o outro de um ponto de vista superior, estamos usando apenas os cinco sentidos que nos limitam, e podemos ficar um pouco ditatoriais, pois nos sentiremos ótimos para distribuir conselhos.
Enquanto estamos "meio" leoninos, precisamos controlar a arrogância natural da realeza, devemos nos esforçar para reconhecer que todos nós precisamos de apoio.
Os nascidos sob o signo de Leão quase nunca pedem ajuda e, quando o fazem, não escutam; na verdade, só querem mostrar-se benevolentes para com os "súditos".
Essa é a verdadeira transformação do mês: abrir mão do orgulho para poder crescer e fazer crescer todos à nossa volta.
Abrindo mão do controle da realidade parcial que percebemos, conquistamos o acesso permanente a nossa alma, que sabe e pode tudo para nos fazer felizes.
Por Ary Alonso (Espiritualista) 20/07/2009