Guitarra Fender de Jorge Ben Jor — um dos “xodós” do músico — vai ser leiloada e a renda revertida para a Associação Prato Cheio, ONG que atua para diminuir a fome e combater o desperdício de alimentos em São Paulo. A iniciativa é do Brechó Social com a agência Social Way, coordenada por Fernanda Suplicy e Sérgio Morrison.
O instrumento, de 1967, tem a cor abóbora e é única no mundo. A Fender 67 vem autografada com os dizeres “Salve Simpatia, Jorge Ben Jor”, e vem com uma palheta fender e uma medalhinha de São Jorge, colocada pelo próprio músico. A pessoa que comprar a guitarra pode contar histórias e dizer que ela foi usada na gravação de vários sucessos como “23”, “Homo Sapien”’, “Reactivus”, “Amor Est” e a famosa “W/Brasil”.
Além da arrecadação e distribuição de alimentos, a Prato Cheio, fundada em 2001 por um grupo de jovens universitários, faz outras atividades, como acompanhamento nutricional das crianças atendidas e orientação sobre a manipulação e estocagem de alimentos, educando a consciência do desperdício.
A ONG ainda dá cursos de culinária com receitas que ensinam o aproveitamento máximo de alimentos doados, preservando seus valores nutricionais, e visitas às cozinhas de todos os lugares participantes. Mais informações: (11) 3255.3559 ou pelo site www.pratocheio.org.br