Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo e Tereza Porto, secretária estadual de Educação, acabam de inaugurar a mostra "Sonhos Velados", fotografias produzidas por menores em conflito com a lei, na tarde desta segunda-feira, na sede da Petrobras.
A exposição, que fica até dia 30 de maio, são momentos da vida e dos sonhos de crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em duas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase): os meninos da Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador; e meninas do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor (Criam), d e Ricardo de Albuquerque. Os quatro melhores alunos do curso vão ganhar câmeras profissionais.
Com imagens produzidas durante as aulas da oficina FotoOlhares, os organizadores procuram divulgar uma visão humanista das ações do Degase e tentar desconstruir o estigma com que seus ex-alunos são, normalmente, apresentados à opinião pública.
Três professores do curso foram formados no Observatório de Favelas, onde, desde 2004, João Roberto Ripper coordena a Escola de Fotógrafos Populares.