Começo com uma pergunta: por que, mesmo entendendo intelectualmente a lei de "Causa & Efeito", às vezes temos dificuldade em assumir a responsabilidade pelo que está acontecendo e creditamos ao acaso ou ao imponderável? Primeiro, porque nem sempre percebemos que estamos criando "Causas" o tempo todo, mas elas mesmas, sem percebermos, vão gerar algum efeito ou consequência. Todo pensamento é uma "Causa" original.
Uma palavra é o "Efeito" de um pensamento e pode ser uma "Causa" no nível seguinte, gerando um "Efeito" que pode ser um acontecimento ou sentimentos e emoções, no próximo nível. Existe uma interdependência em tudo na nossa vida, que é descrito comumente como "efeito borboleta".
O que estou propondo hoje é prestarmos mais atenção nos nossos pensamentos, palavras e ações, procurando identificar as relações de "Causa & Efeito" entre elas. Eu sei que ninguém tem tempo pra nada — vivemos a reboque do que chamamos "rotina da vida", mas vamos desacelerar só um pouquinho para tentar controlar o processo. Se estiver mais consciente do que é "Causa" e do que é "Efeito" no meu dia-a-dia, assumo o controle do que acontece comigo.
Por Ary Alonso (Consultor espiritualista)