A Universidade Federal Fluminense (UFF) abre inscrições para o Curso de Formação de Agentes Culturais Populares, até o dia 13 de abril. A coordenadora do projeto, Adriana Facina, pretende estimular a formação de redes nas favelas de Niterói e do Rio a partir da cultura desses espaços capacitando os moradores que já fazem ou querem promover atividades na arte e na cultura.
Além de estimular iniciativas culturais, o curso forma agentes que possam participar de editais de captação de recursos, além de propor alternativas de atividades auto-sustentáveis. As aulas começam ainda este mês e vai até junho.
Nas aulas práticas, a proposta é elaborar programas de rádio e de TV, além da construção de uma mídia eletrônica para ampliar a rede de produtores culturais das favelas. Textos produzidos pelos alunos também vão circular em uma edição especial da Revista Contracultura e no blog do Observatório da Indústria Cultural. O projeto tem o apoio da Associação de Profissionais e Amigos do Funk (APAFunk). Inscrições: www.culturanauff.blogspot.com