As obras do Programa de Aceleração do Crescimento inspiraram o projeto "Memórias do PAC" no morro do Alemão, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho e Rocinha.
O projeto é uma parceria entre Observatório de Favelas e Secretaria de Estado de Cultura, e consiste na construção de painéis dos impactos e resultados das obras de urbanização previstas nas comunidades escolhidas, selecionando vivências e percepções de seus moradores ao longo de todo o processo. As oficinas do "Memórias do PAC" visam construir uma experiência inovadora de formação, pesquisa e documentação fotográfica, em que os agentes sejam jovens das próprias favelas.
Com duração de dez meses, as atividades são divididas em duas etapas. A primeira corresponde a uma oficina de fotografia e memória que vai até março, com a participação de 25 jovens de cada localidade, no período da manhã (Manguinhos e Alemão) e no período da tarde (Rocinha e Pavão-Pavãozinho).
Depois do término da oficina, os jovens vão fazer a pesquisa e o registro fotográfico sobre a construção de mapas de memória social, realizados a partir de relatos dos moradores e das intervenções urbanas produzidas pelo PAC. Como produto final, está prevista a construção de um banco de imagens disponibilizado para as comunidades com as fotos produzidas ao longo do projeto.