Casamento é uma ocasião especial, ainda mais quando o casal é gay numa sociedade que ainda está aprendendo a lidar com os preconceitos. Foi o que aconteceu, nesse fim de semana, com Gilberto Scofield e Rodrigo de Mello, que estão juntos há seis anos e decidiram comemorar com amigos no restaurante 00 (onde se conheceram).
Tudo porque eles descobriram, ao preparar a papelada burocrática pra se mudarem para Washington, nos EUA, um documento que comprovava a “união homoafetiva”, ou seja, uma certidão de união estável (quando se declaram contas em conjunto, bens em conjunto etc.).
“Foi só no escritório de advocacia, na hora de assinar os papéis, que a gente se deu conta que estava “casando”. Afinal, ninguém pergunta nada sobre regime de bens a não ser que uma cerimônia de casamento esteja prestes a acontecer”, conta Gilberto.
A dupla passou os últimos cinco anos na China, onde Scofield foi correspondente do jornal O Globo, agora assumindo o mesmo cargo em Washington. Eles embarcam na próxima segunda-feira. Os amigos organizaram um bolo surpresa com dois bonequinhos de terno. Foi um sucesso!