Através do projeto Curta Favela, o Ponto de Cultura Papo Cabeça/Viva Favela vem ensinando jovens moradores de periferias cariocas a utilizar celulares, câmeras fotográficas compactas e ferramentas de comunicação multimídia para criar vídeos. O projeto é feito em parceria com o Grupo Coaxo do Brejo, a Produtora Ponto de Equilíbrio, o Pontão Digital Circo Voador, o projeto Lente dos Sonhos e o Ponto de Cultura O Som das Comunidades.
No final de janeiro, jovens da Cidade de Deus participaram de uma das oficinas propostas e tiveram lições de filmagem em celular, técnicas básicas de roteiro para filmes e documentários, edição em software livre etc. Assim, puderam realizar suas produções utilizando poucos recursos e materiais adaptados.
O curta produzido, que fala sobre o sonho de algumas garotas de entrar no mundo da moda, vai ser exibido para toda a comunidade no evento Curta Favela na Praça, que tem ainda apresentação de artistas locais, desfile de moda, dança de rua e hip hop. De acordo com Walter Mesquita, responsável pelo Ponto de Cultura Papo Cabeça/Viva Favela, a próxima oficina deve acontecer no morro Dona Marta, que agora vive numa paz absoluta.
http://curtafavela.blogspot.com/