Sexo foi o tema do concurso “Música e Sexualidade”, que terminou nesse domingo, no West Show, em Campo Grande, com as apresentações dos alunos classificados do programa “Verdade ou Conseqüência”, uma parceria da Secretaria Estadual de Educação com a Furacão 2000. O projeto foi criado para saber o que os jovens pensam sobre sexo e também para facilitar o debate entre professores e alunos sobre o tema.
Participaram do concurso do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da rede estadual: eles tiveram que escrever letras de música que abordassem temas como uso de preservativos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos.
Mais de 300 letras foram inscritas, e 66 foram selecionadas e transformadas em funks pela equipe da Furacão 2000. Os alunos \’\’compositores\’\’ vão ter a oportunidade de mostrar sua música, acompanhados por artistas durante shows da Furacão com entrada gratuita. “Os alunos ficaram empolgadíssimos com a possibilidade de suas letras serem gravadas por eles”, conta a Secretária de Educação Tereza Porto.
As músicas mostram que esses jovens estão atentos e pensando em se proteger de doenças, principalmente do HIV, e em evitar a gravidez precoce. A letra de Leandro Fonseca, do C.E. Vera Cruz (São João do Meriti), deixa isso claro:
Eu sei que é muito bom beijar na boca e namorar
Mas se for na hora errada isso pode atrapalhar
Mulher, use anticoncepcional
Mano, use camisinha
Não é vergonha comprar, não é vergonha usar
E assim uma doença você nunca vai pegar
As meninas também mandaram seu recado. Para Ana Caroline, da E.E. Capitão Joaquim Quaresma de Oliveira (Nova Iguaçu), esperto é quem se protege:
Transa é coisa séria, não é bobagem não!
Transar sem camisinha é só pra vacilão
Tem que ser mais esperto, não se prejudicar
Doenças tão aí querendo te pegar.