Dois eventos com arte e música acontecem neste fim de semana nas periferias cariocas. Na sexta-feira, a Tijuca recebe a 3ª edição do “Arte na Rua”, produzido pelo Movimento SOMA — Sociedade Organizada pela Música Alternativa, que promete levar ao público shows, teatro e poesia, na Praça Varnhagen, a partir das 7 da noite. A festa é beneficente e vai arrecadar alimentos para uma instituição local.
Já no sábado, a festa é na Favela da Maré, no festival “Maré de Rock: pela vida contra o extermínio”, a partir das 8 da noite, de graça. O evento vai ter mais de dez bandas, algumas locais, além de manifestações artísticas e culturais. A iniciativa é do fórum “Pela Vida, Contra o Extermínio”, grupo recente com a participação de várias instituições da sociedade civil, que fazem oposição ao crescente e contínuo extermínio da população das favelas.
Esses Movimentos são um manifesto contra a opressão, desigualdade e a atual política de segurança pública. Através destes programas muitos jovens abandonam a violência.