Que tal copiar para as favelas cariocas? “Tocando em frente” é um projeto musical do professor Tonicesa Badu, criado em 2004, para profissionalizar jovens carentes, moradores do Gama, cidades-satélites etc. do Distrito Federal, entre 14 e 23 anos, que gostem de música. O intuito é descobrir novos talentos e oferecer opções para que troquem a vida nas ruas pela música.
As inscrições vão até o dia 14 de novembro para os cursos que duram 10 meses e são de graça. Os garotos saem de lá como músicos profissionais. Mais de mil pessoas por ano se inscrevem no projeto.
"Todos aqui conhecem Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola e muitos nomes da música brasileira. Projetos como esse ajudam na formação de jovens em situação de risco. Temos o sonho de criar um grande centro musical e formar muitos talentos", acredita Badu.
Entre os parceiros, Escola de Música e o Clube do Choro de Brasília, que doam bolsas de estudo para os alunos que se destacam; as Secretarias de Cultura, Educação, Serviços Sociais, Justiça e Trabalho do Distrito Federal e de Goiás; e as Administrações Regionais do Gama e de Santa Maria.