A tecnologia faz sua graça para o povo do cinema: acaba de ser criado um de relacionamentos para cinéfilos, em parceria com José Eduardo Ferrão e Fábio Lima, fundadores da distribuidora de filmes Rain. Eles prometem resgatar o clima de cineclube para internautas, agendando salas de cinema para sessões de filmes raros ou fora de cartaz. A MovieMobz tem um catálogo de 200 filmes e uma rede de 159 salas espalhadas por 18 cidades, sendo 16 no Rio.
O site funciona como o Orkut ou Facebook — os visitantes têm acesso às fichas dos filmes, com sinopses, trailers e críticas de outros usuários, além de poder contactar amigos e criar comunidades. As pessoas cadastradas podem fazer uma “mobilização”, ou seja, determinado filme pode ser exibido no cinema de sua cidade ou bairro. A quantidade mínima de pessoas para a sessão depende do tamanho da sala e do horário.
Sessentra e três filmes já estão em “mobilização”, como “Uma mulher contra Hitler”, com 10 usuários dispostos a vê-lo no Estação Vivo Gávea. O projeto é inédito no Brasil e no mundo — um cinema sob demanda, segundo os criadores. O acervo da MovieMobz tem, contudo, nacionais e internacionais, a maioria, produções independentes, com destaque para filmes de arte e clássicos — a empresa pretende ter 600 títulos até o fim do ano.