A comunidade do Morro Santa Marta, em Botafogo, não podia estar mais feliz com o bondinho do plano inclinado, inaugurado recentemente pelo Governador Sérgio Cabral. Não apenas mudou o visual — pode ser visto à longa distância, riscando o morro — como também, principalmente, facilitou a vida dos moradores e está atraindo até turistas, inclusive estrangeiros.
Através de ONGs do local, os visitantes pegam o bondinho e circulam pela comunidade, a exemplo da Rocinha, e as viagens duram uns 10 minutos. O bondinho transporta gratuitamente mais de duas mil pessoas por dia, número que pode aumentar com a movimentação de moradores e visitantes.
“Os moradores estão saindo mais para a cidade e estão cogitando a criação de um pagode da estação”, disse o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade, José Mário dos Santos, mais conhecido por Zé Mário. Antes do transporte, as pessoas precisavam programar as compras do mês, para não ter de subir a toda hora com mercadorias, mesmo quem mora na parte do meio para baixo da favela. A novidade também gerou emprego para dez pessoas — dois supervisores e oito ascensoristas.