A orquestra de câmara AcariOcamerata, na Zona Norte do Rio, foi indicada a duas categorias da 6ª edição do Prêmio TIM de Música, dia 28 de maio, no Theatro Municipal. Os jovens, comandados pelo maestro pernambucano Caio Cezar, disputam os prêmios Revelação e Melhor Grupo Instrumental.
A orquestra toca com instrumentos de música popular, como bandolim, cavaquinho, violão e viola caipira, e interpreta clássicos de compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Guerra-Peixe. O grupo surgiu na Escola Municipal Alexandre de Gusmão, em Acari, com estudantes ou ex-estudantes do próprio colégio.
Ali foi criado o projeto social "Centro de Ópera Popular de Acari", desenvolvido pela pedagoga Avamar Pantoja e pelo maestro Caio Cezar, com oficinas de canto, dança, teatro e instrumentos musicais. O Instituto C&A apóia a organização e também levou pra lá o programa “Prazer em Ler”, para ensinar crianças e adolescentes. Atualmente, 79 instituições sociais participam do mesmo programa em todo o Brasil.
O "Centro de Ópera” também montou o “Coro da Ópera de Acari”, com 17 jovens dirigidos por André Paiva. Eles cantam músicas populares, folclóricas e eruditas. Em 2009, os dois programas vão estrear a primeira ópera de Acari, composta pelo poeta e dramaturgo Ariano Suassuna.