O conjunto de câmara AcariOcamerata (escreve-se assim mesmo) e o Coro da Ópera de Acari vão se apresentar no CCBB Rio, no dia 22 de janeiro. Os grupos são formados por alunos e ex-alunos da Escola Municipal Alexandre de Gusmão, além de pessoas da comunidade de Acari e Parque Colúmbia (Zona Norte do Rio), e surgiram como parte do projeto social "Centro de Ópera Popular de Acari".
A instituição funciona desde 2001, com oficinas de teatro, dança e instrumentos musicais. Os meninos fofíssimos, que usam instrumentos populares, como cavaquinho, violão, bandolim e percussão, vão interpretar autores brasileiros – Villa-Lobos, Carlos Gomes, Radamés Gnattali e Guerra Peixes, com regência de Caio Cezar.
Já a Ópera de Acari, com 17 solistas e coristas, vai mostrar um repertório operístico tradicional, como Habanera, da ópera Carmén, Maria Magdalene, O Vos Omns e God So Love sob regência de André Paiva. Vale a pena também ver os jovens já formados e renomados, como o bandolinista André Cesari, e os violonistas Davi Menezes e Renan de Andrade, todos com 16 anos.