O verão chegou! E, com ele, o desejo de alimentos leves e saudáveis; afinal, ninguém é de ferro. Depois de tantas festividades, “enfiando o pé na jaca” com bebidinhas e petiscos variados, o corpo precisa dar uma respirada.
Mas, não estamos falando de sofrimento; pelo contrário. Saladas, muito suco três em um (cenoura, beterraba e laranja; se for lima, ainda melhor) para, além de tudo, ficar douradinha e comer menos.
Neste calor de 40 graus, nem o metabolismo mais perfeito dá conta de tanto desperdício de energia, digerindo alimentos pesados.
Com a transpiração, perdemos água e sais minerais; então, sugiro que você beba o dobro de água a que está acostumado, prefira os legumes (os purês são uma delícia), as massas de arroz, e não misture leguminosas (todo os feijões, lentilha, ervilha etc.) com proteína animal (carnes, peixes, aves etc.).
Um hábito muito comum e extremamente indigesto é comer a famosa fatia de abacaxi (ou outra fruta) depois das refeições. ERRADO!!! Os outros ingredientes atrapalham a digestão das frutas (alimentos de fácil digestão e absorção), causando fermentação, digestão lenta (perda de energia corporal) e mal-estar. Entretanto, o limão (ou a limonada) é neutro, podendo ser consumido às refeições.
Outro erro grave é a famosa corridinha sob o sol do meio-dia: você só perde energia, queimando calorias que o seu corpo vai exigir em dobro.
Então, corra dos excessos e desfrute a estação mais “quente” do ano!