Por Ary Alonso (Coach espiritual/cabalista)
O “trabalho” da vida é o espiritual, e isso não tem nada a ver com fazer o bem.
Pra começar, só podemos fazer alguma coisa pelo outro quando sentimos prazer verdadeiro com a ação – nunca para agradar a quem está recebendo ou a quem está vendo.
Na verdade, deveríamos tomar mais cuidado quando fazemos algo no sentido de ajudar, porque podemos estar atrapalhando a lição alheia. De fato, atrasando o processo que alguém precisa viver.
Muitas pessoas me perguntam sobre os pobres e mendigos de rua.
Existe uma história, passada no Kabbalah Centre de Los Angeles, que explica como é bem mais sutil do que parece essa coisa de fazer caridade.
Existia um sem-teto que, sempre ao fim do dia, passava por lá para pedir um prato de comida. Um dia, alguém teve a ideia de recolher um montante de dinheiro que permitisse ao mendigo se colocar em condições de procurar um emprego. Para isso, ele teria roupas, poderia pagar um lugar para dormir e se sustentar por algumas semanas até conseguir um trabalho. O pobre ajudado ficou tão revoltado por quererem mudar a vida dele, que, simplesmente, desapareceu.
O mais importante a aprendermos é que não existem vítimas de ninguém – todos os eventos desagradáveis na vida de todo mundo são efeitos de coisas criadas pela consciência da cada um.
Mas eles estão aí, basicamente, porque não estamos fazendo as transformações e amadurecimentos internos que devemos fazer, e precisamos de acontecimentos externos para mudar.
Finalmente, a prática da verdadeira caridade precisa ser anônima, caso contrário, será apenas exibicionismo. Quando fazemos alguma coisa pelo nosso prazer, não precisamos ficar alardeando ou publicando isso.
Aliviar a culpa pela vaidade de sentir-se melhor do que os outros é uma causa de mentira que atrairá efeitos indesejáveis, inclusive com perdas materiais.
Podemos ajudar mais aos que estão sofrendo, ensinando-os a não sofrer. Cuide da causa e controle o efeito.
Melhore sua vida com a Consciência da Imortalidade – Método exclusivo – Inteligência pelo melhor – Coaching individual ou em grupo — [email protected] — (21) 9221 9798 (21) 9221 ou 3717 2113