Vai chegando o verão! E com ele, a animação de muitos cariocas, como o estilista Carlos Tufvesson, que, embora tenha a pele de um nórdico, adora a estação e, vira e mexe, reúne os amigos em casa, no Jardim Botânico, para sua famosa “piscinada”. Todos os eventos em que Tufvesson está envolvido geram muita expectativa, assim como o lançamento de suas coleções, em sua loja, que quase sempre para a Rua Nascimento Silva, em Ipanema. É comum esbarrar com Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Vera Fischer, Angélica, Luana Piovani, Maitê Proença, Christiane Torloni e muita gente bacana, que lotam os salões da Marina da Glória a cada nova temporada da semana de moda carioca.
Difícil encontrar uma mulher, ou da sociedade carioca, ou parte da equipe de atrizes da Rede Globo, que não se casou com uma de suas criações e se tornaram amigas de infância do estilista. E não é só com roupas que ele é bom. Tufvesson é um dos mais ferrenhos militantes gays: casado com o arquiteto André Piva há 15 anos, virou uma espécie de porta-voz do movimento LGBT no Rio e até ganhou a Medalha Tiradentes, pela Assembleia Legislativa do Estado, em março, além de também se engajar em campanhas como a “Moda na Luta Contra o HIV”. Ele se revolta facilmente com injustiças, e tem muita gente fazendo campanha para uma futura candidatura, mas Carlos tem uma teoria mais do que relevante: “Se um dia me candidatar a um cargo político, vou ter que ter patrocínio do Rivotril, porque não sei ser fofo. Corre o risco de eu bater em todo mundo”.
Tufvesson não nega a origem: é filho da estilista Glorinha Pires Rebello, que, nos anos 80, comandou a marca Maison D’Elas – sua mentora até hoje e, segundo ele, “a rainha gay da década”. Já com o DNA da moda definido, partiu para a Itália, onde passou quatro anos estudando moda na Domus Academy, em Milão.
Em 1995, voltou ao Brasil e criou modelos esportivos até entrar na alta costura. Desde 2000, tem uma loja de sucesso, em Ipanema. Estreou na SPFW e nunca mais saiu das passarelas.
Meu Perfil Básico (MPB), por Carlos Tufvesson:
Cidade maravilhosa cheia de… Charme, estilo e sedução. Rio é único. Uma pena os cariocas não tratarem sua terra com o mesmo cuidado que trata a dos outros.
Detalhes tão pequenos de… O mundo é feito de detalhes. Nos dias de hoje é o que faz a diferença.
É pau, é pedra… Nossa campanha desse ano.
Régua e compasso para… Traçar metas ou modelar.
Quando um certo alguém desperta um sentimento… Cai em cima. São as coisas boas da vida.
Tolice é viver a vida assim sem… Ser feliz e se preocupando com a opinião dos outros. Nós somos responsáveis pelo que fazemos com o tempo que nos é dado nessa vida!
Meu amigo de fé meu irmão camarada… Amigo é o das horas boas e ruins. Sou leonino defendo meus amigos e nem vejo seus defeitos. Felizes os que tem amigos fiéis
Mulheres que só dizem sim são… Sem personalidade.
Pro meu corpo ficar odara eu… Nossa… Impublicável!
O que será, que será… Do nosso País nos próximos quatro anos. E do mundo?