Toda vez que Franciso Costa vem ao Rio – a cidade que mais ama – é homenageado com um jantar na casa de Regina Andrade Pinto, com quem tem laços antigos, quase desde os tempos em que ele começou a vida em Nova York, há mais de 20 anos, onde ela também morava.
E não há nada que o faça mudar isso: ele é assim, preserva com carinho e lealdade as antigas amizades, sejam elas de onde forem, principalmente de Guarani, Minas Gerais, onde nasceu ha 41 anos, de lá partindo para os Estados Unidos, já que sonhava ser estilista. Para muitos, entre sonhar e realizar, há um oceano, não para Francisco, que depois de trabalhar em grifes como Oscar de La Renta, Gucci etc, foi para a Calvin Klein, onde em 2003, chegou a diretor de criação. Isso é um resumo completamente superficial diante de uma vida tão interessante, tanto que pelo sucesso de seu trabalho, o brasileiro já ganhou pela segunda vez o Council of Fashion Designers of America Awards e foi eleito um dos 25 latinos mais influentes de Nova York, numa lista feita pelo jornal “The New York Post”. E não pense que isso muda alguma coisa em seu comportamento, de jeito nenhum. Francisco é igual: antideslumbrado, desapressado, calado, além de ter uma serenidade inimitável e zero de ansiedade.
E consegue ao mesmo tempo ser cosmopolita e interiorano, simples e requintado, previsível e supreendente – isso não é impossível! E mais: Nova York sem ele é uma, com ele é outra – o brasileiro sabe tudo em Manhattan, pode perguntar aos seus amigos que chegam à cidade. Francisco acaba de adquirir um novo vício na vida: twitteiro. Ele foi escolhido para a abrir o “Meu Perfil Básico” (MPB), onde todas as perguntas são feitas baseadas na Música Popular Brasileira.
Meu Perfil Básico por Francisco Costa
– Cidade maravilhosa cheia de… sol, luz, delícias. O Rio só me dá prazer!
– Detalhe tão pequeno de… Detalhe é tudo na vida, é onde está a diferença. É o que faz ou não com que uma coisa fique sofisticada.
–É pau, é pedra… É água, é sol. Em Nova York, vivo carregando pedra. Cada um tem as suas, mas o que importa é o que se constrói com elas.
– Régua e compasso para… A régua para medir o tamanho e o compasso, a dimensão. (“Essas respostas anteriores estavam muito caretas, né?”, pergunta o estilista ao ouvir risadas da jornalista).
– Quando um certo alguém desperta um sentimento…Quando isso acontece só cabe a você se entregar, retribuir: essa energia é um alimento.
–Tolice é viver a vida assim sem… Sem sexo, sem samba, sem trabalho.
– Meu amigo de fé, meu irmão, camarada… Tenho um namorado, John De Stefano (treinador de cavalos de corrida) há 19 anos. Ele é mais do que tudo isso junto.
– Mulheres que só dizem sim são… São díficeis de abordar e precisam de análise. Ninguém quer uma mulher que fale sim o tempo inteiro. Por que não dizer não e ficar mais segura?
– Pro meu corpo ficar odara eu…Tenho que malhar: faço ginástica três vezes – tenho um treinador físico que me dá resistência e faço meditação também.
– O que será, que será… O que será desse mundo com Barak Obama? A gente precisava de um símbolo e ele chegou. O fato de eu ter feito sucesso nos EUA me fez criar muito amor pelo país.
Esta categoria é atualizada às quintas-feiras.