
Rosane Gofman: atriz faz monólogo na Rocinha /Foto: Nanah Garcia
Nada de férias para Rosane Gofman. A atriz, que interpretou Ellen, a fiel amiga e funcionária de Maria da Paz (Juliana Paes), em “A Dona do Pedaço”, vai encenar o monólogo “Eu Sempre Soube” na Biblioteca Parque da Rocinha C4, neste sábado (30/11), às 8 da noite, com entrada gratuita.
O texto de Márcio Azevedo foi o vencedor do prêmio Funarte de dramaturgia em 2018. Mostra a relação das mães com seus filhos LGBTQI+, com as histórias reais, baseadas em 92 entrevistas que Márcio fez com mães de gays, transexuais, travestis, lésbicas etc., e como elas lidam com o preconceito na escola, na rua e principalmente dentro de casa.
A Rocinha é a maior favela do País, com 70 mil habitantes e, mesmo que não existam números sobre a população LGBTQI, segundo o relatório sobre violência homofóbica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, nas favelas o preconceito e a discriminação se multiplicam. Em 2010, aconteceu a primeira Parada Gay da Rocinha, reunindo 50 mil pessoas; no ano seguinte, o número quadruplicou, mas, desde então, não acontecem mais por causa da violência.