
Mucky Skowronsky e Arthur Bahia: donos do Hotel Fazenda da Lagoa, no Sul da Bahia, invadido pelos índios
O Hotel-Fazenda da Lagoa, no sul da Bahia, de Mucky Skowronsky e Arthur Bahia, ocupado por 70 índios no último domingo (07/04), já foi eleito pela Quatro Rodas como a melhor pousada do Brasil; já ganhou matéria na “Living”, uma das melhores revistas de decoração da Inglaterra; já foi matéria no programa Casa Brasileira (no GNT); já promoveu grandes eventos com chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack e Claude Troisgros etc., etc, etc.
Mucky comenta: “É uma situação assustadora, uma violência sem limites, triste do nosso país… Estou muito arrasada e com meu coração partido por ver todo o meu trabalho dos últimos 10 anos destruído por vândalos”.
Até a tarde dessa segunda-feira (08/04), não havia definição se a área faz parte do espaço delimitado em um estudo feito pela Funai (Fundação Nacional dos Índios), no caso, os Tupinambás. Mucky afirma que o hotel não está dentro da área demarcada. “Isso é o Movimento Sem Terra disfarçado de índio”, afirma ela.
A Funai, que esteve no local, ainda não tem como afirmar ou negar nada: só depois da análise das coordenadas geográficas sobre a demarcação da terra. Segundo o cacique Val Tupinambá, que participou da ação, o objetivo é pressionar o Governo Federal a demarcar a reserva indígena, que tem cerca de 47 mil hectares e fica entre Ilhéus, Una e Buerarema, como já publicado na imprensa.
A região é composta por mais de 600 propriedades. Entre os donos, há muita gente conhecida; alguns vivem fora do Brasil e não querem seu nome publicado – como quase sempre acontece.
E um o absurdo e governo não diz nada. Será que eles destruíram a Pousada toda .São vândalos
Ou o Brasil acaba com o PT, ou o PT acaba com o Brasil.
Toda violência nasce da falta de respeito aos limites e direitos.Que diferença há entre esses e aqueles que invadiram as tribos levando morte e terror, por ocasião da colonização? Da ausência de governo, nascem os vandolos e os ditadores..
Este é um país sem rumo, desarticulado, nas mãos de Madame Dilma e seus quarenta asseclas. Aqui, não raro, empresário e empreendedor é tratado como bandido e vândalos são protegidos e estimulados à implantação da anarquia. Pobre Brasil!
Ou seja 40% da área no Brasil, é indigena…e viva a mata -atlantica…
OS “HUMANISTAS” , O GOVERNO DO PT ( 12 LONGOS ANOS…) E OS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS DOS ” COITADINHOS ” DOS BANDIDOS , DEVEM EXPLICAR PORQUE, COMO DIZ O GOVERNO, SE A MISÉRIA DIMINUI, PORQUE AUMENTOU, E MUITO , A VIOLÊNCIA….ENTÃO A VIOLÊNCIA NÃO É CAUSADA PELA MISÉRIA, É SEM VERGONHICE , IMPUNIDADE E BANDIDAGEM MESMO, NADA TENDO A VER COM A POBREZA.
ESSA CÃMARA E ESSE CONGRESSO INOPERANTES QUE NÃO FAZEM LEIS QUE PRESTAM, LEIS QUE PUNAM E NÃO LEIS QUE LIBERTEM COM CESTAS BÁSICAS….PUNIÇÇOES RÍGIDAS DEVEM SER MANTIDAS ENQUANTO A EDUCAÇÃO NÃO TOMAR CONTA DA POPULAÇÃO, O QUE DEVERÁ DEMORAR DÉCADAS AINDA…..ENQUANTO ISSO, CADEIA. NÃO HÁ OUTRA SOLUÇÃO. E CHEGA DE PT.
É um absurdo essa senhora se referir aos índios como “vândalos”. Estão, apenas, reivindicando área que pertence ao território tupinambá. O verdadeiro vandalismo é a construção de um hotel de luxo numa área que pertence à reserva indígena.
CONHEÇO A REGIÃO. UM PARAÍSO MUITO BEM CONSERVADO. MAS O GRANDE PROBLEMA, ESTÁ NO NASCEDOURO, DIGAMOS ASSIM: NO INÍCIO DO SÉCULO XX O GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA DOOU, ATRAVÉS DE TÍTULOS -ÁREAS A DIVERSOS POSSEIROS. COM O PASSAR DO TEMPO, SEM QUALQUER DELIMITAÇÃO, ALÉM DA IRRESPONSABILIDADE DOS CARTÓRIOS LOCAIS,EM ESPECIFICAR A CADEIA A DOMINIAL NAS RESPECTIVAS MATRÍCULAS,OS IMÓVEIS FORAM PASSANDO DE MÃOS PARA MÃOS, SEM QUALQUER CRITÉRIO.ALÉM DO MAIS, O ESTADO DA BAHIA AGIU DE FORMA IRREGULAR, POR TRATAR-SE DE TERRAS DA UNIÃO. ALI PRÓXIMO, A TRIBO RÁ-RÁ-RÁ, CONSEGUIU NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, A POSSE DE UMA GRANDE ÁREA, QUE ATÉ ENTÃO ESTAVA EM MÃOS DE PARTICULARES, COM RESEDIÊNCIAS MARAVILHOSAS. TUDO FOI POR ÁGUA ABAIXO. AGORA É ESPERAR PELO BOM SENSO E JUSTIÇA.
Índios preguiçosos, vagabundos.Na realidade são muitos já mestiços e querem terras para especular e vender, porque trabalhar mesmo não querem.
Não concordo com o vandalismo, mas por outro lado que opção oferecemos aos Indios quando for hora de reloca-los da area a ser construida a represa Belo Monte? Não houve opção, tbm vandalisamos as terras deles, sai fora Indio por bem ou leva pau. Elas por elas.
Mucky e Arthur desejo para voces justiça e que as autoridades resolvam este problema o mais rapidamente possivel. Aqui na região de Ilheus e Itacare passamos tambem por este problema de invasão e a total falta de autoridade. O Hotel Makena de um investidor alemão esta praticamente fechado por falta de apoio das autoridades contra as invasões que ocorrem no local. Grande abraço Nelson
Nem se sabe se são índios! De índios não tem mais nada! Eles têm camionete, ouro, viagens de avião e…….barbas! Onde índio tem barba! São convenientes isso sim! VANDALOS! Usam mulheres e crianças como chantagem! Aqui 99% defendem esta sra EMPRENDEDORA! Que ela consiga resolver isso em paz e não tenha a sua VIDA AMEAÇADA POR ESTES BANDIDOS!
Brasil pais da anarquia,
Bahia estado do desmando, uma vergonha
Invadir uma propriedade privada e ninguém faz nada.
Não sei para onde estamos indo, vale tudo neste triste País do PT
2014 vem aí vamos dar um basta nisso
Esse país é uma vergonha, dominado por bandidos, em todas as esferas. A população está sendo violentada em todos os sentidos, moral, física e financeiramente. Vivemos num estado de selvageria, onde a sorte é a única aliada que temos.
A História do Brasil é esse; exterminio dos nativos e suas terras foram roubadas. Não vi ninguem
olhando para a visão deles.Não vi ninguem entrevistando os aborigines. O que está acontecendo realmente na região. Muitas terras foram griladas e depois legalizadas. Griladas de quem? Dos nativos.
Senhor Marcos Salgado, ou o senhor é um idiota, ou é um analfabeto, se essa propriedade foi construída, é porque teve alvará de todas as imcopetencias brasileiras, seja na esfera Federal, Estadual e Municipal, acredito eu!!!!! que eles se ergueram a pousada, foi porque tinha alvará, assim sendo é melhor o senhor se informar mais a respeito antes de escrever inverdades, e querendo a qualquer custo aparecer, se assim lhe é interessante, peço que coloque uma melancia no pescoço, se desnude, e vai fazer passeata aos que se intitulem índios e na verdades são agitadores e vândalos, se o senhor os defende, deve fazer parte da mesma escoria.
coisas de lula. um horrorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Índio de calção, querendo escritura de terras que invadiu. Vagabundos travestidos de índios, só porque pensam que pode ser lucrativo. No governo FHC havia todo o tipo de processos pedindo isto ou aquilo, igualzinho como agora. A diferença era justamente o governo! Havia seriedade e critérios para avaliações históricas, tanto para reservas como quilombos. Asnos os que dizem ser os índios os verdadeiros donos desta terra! Toda a superfície do planeta já é povoada há mais de 10 mil anos! Com maior ou menor densidade e, algumas regiões, há mais de 40 mil anos. Agradeçam a Dom João VI pela imensidão em que vivem! Se há um nome, este é o nome do criador do Brasil! Antes dele isto aqui era só uma imensa, insegura e desguarnecida fazenda. Pela qual, índio nenhum jamais lutou para preservar! Índios não têm senso de Pátria, mas de aldeia e só! Além do mais, lugar de índio é no mato!
É A MAIS PURA VERDADEEEEEEEEEEEEEE : OU O brasil ACABA COM O PT OU O PT ACABA COM O brasil ! .
Todos no sabemos que indios são tratados como pessoas de outro planeta,nos temos pagar todos nossos impostos, se não pagamos o governo no processa toma nossos bens, na hora que precisamos nada vezes nada, violencia no campo na cidade , invasão generalizadas em varias localidades o direito de propriedade não respeitanda , se for para indios , ai e demarcados ,e vistos que pessoa que fez uma pousada , hotel, uma casa,.uma criação de gado, dar emprego e renda , luta com vida e pessoas honestas e considerando pela lei como se fosse um marginal, os indios querem areas e mais areas olham que eles desenvolvem , olha que eles fazem para melhorar a vida das pessoas em volta, ver se ele pagam impostos como nos , ver se eles correm para valorizar alguma coisa, o que nos vemos e descanso da funai do governo federal , acham que so dar terra resolve tomar quem dentro desta areas ha anos resolver alguma coisa.A pouco tempo o governo da bahia , se absteve de area de 37.000 hectares , com fazenda agropecuarias ,pessoas de bem , dentro da areas dano emprego e renda ha de 30 anos, confirma incialmente que pecuaristas eram o donos legitimos , depois volto atras e foi para no supremo federal e deu ganho de causa para bando de indios e por sinal poucos , esta fazendas para indios. A agora a perguntas que nao pode deixar de fazer E JUSTO TIRAR O QUE FOI CONSTRUINDO HA 30 ANOS , E JUSTO TRATAR NOS COMO SE FOSSE MARGINAIS, CADE DIREITO DA POSSE , E JUSTO TRABALHAR E PAGAR O SEUS IMPOSTOS , PORQUE ESSES INDIOS JA TEM CERCA DE 15% TERRAS BRASILEIRAS E QUEREM MAIS, nosso governantes e e justiça tem olhar com um so problema , nao apenas uma regiao , faz pensar que querem construir uma nação so para indios .
Sr salgado e outros defensores das reservas indigenas. Vamos cair na realidade, se a terra é do indio, entao pegue um deles e leve para sua casa pois, com certeza, onde voce habita, um dia foi terra indigena.
Evidente que todo esse desmando e movimento (bem articulado) tem seu fundo economico, Alguem vai se beneficiar com isso, alguem esta tirando vantagem. Ha erros passados, sim claro, em um pais em que tudo é em proveito proprio, nada ao coletivo, onde é o cada um por si, o que esperar? Que as distribuições de terra foram honestas, vamos recordar das capitanias hereditárias. Até hoje as coisas são desonestas, mesmo quando o Governo da, sem nenhuma contrapartida, uma casa a uma família, os novos donos apressam-se em vender , com lucro óbvio, e voltar a ocupar novas áreas ou de risco ou improprias. Nesta terra brasilis, vale a lei da esperteza, ninguem quer mudar nada, esta bom para todos, do indio, do camelo ao grande empresário. Nunca seremos um país sério, e não culpem so o governo, isso esta entranhado na cultura brasileira, triste realidade.
Acho que estamos esquecendo que, infelizmente, indígenas deixaram de existir aqui no Brasil faz tempo!!! Qual é o brasileiro que não gostaria de ver suas origens preservadas e dignas? Mas o problema é outro e é gigantesco. Se estudarmos mais história, geografia… etc , mesclando com política, interesses financeiros e autoridades poderosas, entre outros, confirmamos que o problema vem de longe e o Brasil não tem “capacidade cultural” pra preservar a “entidade indígena” que já acabou e não tem retorno. Apenas algumas reservas (raras) ainda pode se salvar… mas mesmo assim é o índio que não quer ser mais índio. É inevitável a evolução e o conhecimento. Quando o índio “se mistura com o branco”, mesmo que ele queira manter algumas tradições, ele nunca mais será o mesmo. A maioria dos índios usa roupa, tem TV, etc e não dá pra voltar atrás. Moro no MS e o que se vê são índios depressivos, doentes, que não se encontram em mais nada, justamente pq evoluir é vital. Assim, houve essa confusão de interesses e demarcações de terra que nunca trará de volta “aquele índio” que sonhamos que exista. Nem sei que tipo de saída poderia existir para essa “bola de neve”, confusa e sem sentido que o INCRA, FUNAI e outros estão e deixaram rolar… Só sei que demarcação de terras indígenas, na atual situação, não trará o “nosso índio de volta” e, no meio disso tudo, virou uma sem vergonhice sem fim, vandalismo, com mistura de sem terras… e as autoridades nunca vão conseguir conciliar nada… isso sim!!!! Só se coletarem todos os índios, separarem em grupos (conforme a tribo) e fazerem uma grande reserva numa área separada, resgatando todas as tradições que eles têm direito, pq senão, vai dar no que deu!!!! Brasilllil il il il il (Cultura é o berço de uma nação,mas infelizmente cultura ainda está longe dessa terrinha).
DEVERIA O MINISTÉRIO PÚBLICO PROCESSAR O FACEBOOK E O IG, POR INCITAÇÃO AOS BARDERNEIROS QUE SE DIZEM MOVIMENTOS SOCIAIS E NA VERDADE SÃO MOVIMENTOS ANARQUITAS, BUCUNCEIROS, DESTRUIDOR DO PATRIMÔNIO PUBLICO E PARTICULAR. ESTÁ A NA HORA DAS FORÇAS ARMADAS SE MANIFESTAREM ANTES QUE DESTRUAM O BRASIL. .r.b.s
E que se danem os pobres, índios e outras “minorias”. A classe média babaca desse país é uma piada, num enxergam nada além do próprio mundinho.
As áreas urbanas também eram terras indigenas, vamos todos devolver as terras para os indios e abandonar o “brasil”.
Desde o momento que o sujeito usa telefone celular, viaja de avião, usa calça jeans, tênis, etc., não é mais índio, no mínimo um ‘índio’ aculturado. Vai tomar posse das terras para negociá-las , desmatá-las, vender madeira, etc., Deve ter alguém por trás manipulando o ‘coitado’. Que índio que nada!
indio que a terra que branco robo, só isso ,ummmmm.
Esta pousada não é do Arminio Fraga ?
O Hotel é realmente lindo!
Eu vivi muitos anos em Olivença e posso garantir que os verdadeiros índios nada tem haver com esta invasão. Assim como outras que ocorreram na região.
A maioria que estão neste grupo são oportunistas e nem em Olivença vivem, muito menos índios são.
As autoridades tem que ficar ligadas a isso.
Por que alguns destes que estão nas fotografias da invasão tem aumentado consideravelmente o seu património.
Por outro lado, o hotel precisa melhorar e, muito esta administração, porque não adianta ter tantos prémios e, o hotel viver às moscas e ser mau relacionado na região onde ele está instalado.
Isso é sinal de que algo está errado não acham?
Fica a dica ;)
ha 30 anos que eu moro numa fazenda perto de vila brasil ( municipio de una). Dia 25 de janeiro , um groupo de supostos indios invadiu minha casa, roubou minhas roupas, meus moveis, minhas lembranças pessoais, vendeu o material de fazenda.
Até agora, a policia nao fez nada. Agora eu nao tenho onde morar.
Eu nao roubei nada de nimguem, comprei a fazenda legalmente, trouxe a energia para os meus vizinhos , eles mesmo que invadiram minha fazenda se declarando indios.
O mais ridiculo é que esta terra foi vendida pelo avo das pessoas que invadiram!
A realidade na regiao é que, apoiados por ONG, Governo e outros, uma turma aproveitou da palavra indio para se enriquecer, vendendo produçao da terra.
Agora, o suposto indio tem omnibus, escola, medico etc… e você nao tem os mesmos direitos.
Isto me faz pensar a africa do sul na epoca do apartheid.
E uma grande tristeza.