Em meio às mensagens que a coluna recebe diariamente, uma chamou a atenção nesta quinta-feira (13/06), por confirmar a percepção de que o Brasil está revendo conceitos – antes tarde do que nunca. O e-mail trazia o convite para uma exposição de fotos sobre o dia-a-dia dos travestis da Lapa.
O relevante não era simplesmente o tema da exposição, que mostrará o resultado de dois anos de trabalho da fotógrafa Ana Carolina Fernandes. Foi bonito constatar como temas delicados, que sempre despertaram o preconceito, podem, enfim, ser vistos de forma tão sensível, sem qualquer pieguice.
Ana Carolina conviveu com os travestis para poder retratá-los sob um olhar imparcial, fora do contexto da prostituição. “As imagens captam o cuidado com a casa, a vaidade, as relações entre eles e o entorno simbólico que criam para viver em uma espécie de mundo paralelo, onde se protegem da discriminação social”, diz a fotógrafa.
Dá o que pensar; é mais uma chance para testarmos os limites da tolerância. A exposição vai ser inaugurada no dia 18/06, na Galeria de Arte Fotospaço, no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana.
… só pela passagem ligeira em que Ana Carolina relata ” o entorno simbólico que criam para viver em uma espécie de mundo paralelo, onde se protegem ” ( e eu juntaria ainda à frase a palavra ORGANIZAM ) , já ‘ senti ‘ que a moça é conhecedora de fato sobre o que fala . interessante seu
projeto . essas fotos deveriam já estar num blog . fiquei curiosa !