
O autor Henrik Brandão Jönsson e a capa do seu livro, que será lançado no Consulado da Suécia / Fotos: divulgação
Correspondente do principal jornal de toda a Escandinávia, o Dagens Nyheter, o jornalista sueco Henrik Brandão Jönsson lança, nesta quarta (02/07), às 19h30 no Consulado da Suécia, em Ipanema, o livro “Jogo Bonito – Pelé, Neymar and Brazil’s Beautiful Game”. Também repórter da revista sueca Offside, especializada em futebol, Henrik, que é apaixonado pelo esporte, se misturou a torcedores e jogadores, durante dois anos, de ponta a ponta do país, para pesquisar e sentir na pele o poder do futebol na cultura dos brasileiros.
De uma entrevista com Galvão Bueno, que varou a madrugada, ele extraiu do narrador e comentarista uma confissão. Perguntado quando iria se aposentar, Galvão respondeu de bate-pronto: ”Nunca vou me aposentar! Eu sou a voz do Brasil!”.
Mas o autor também passou por muitos momentos tensos. Um deles foi quando, no ano passado, viajou com a torcida corintiana Gaviões da Fiel. “Os torcedores queriam me forçar a cheirar cocaína e fumar maconha. Para conseguir os ingressos, eles paravam o ônibus, desciam em bando e agrediam cambistas e famílias que estavam a caminho do estádio. Estou há 12 anos no Brasil, conheço mais de 20 favelas no Rio e essa foi a situação mais bizarra que eu já vivi por aqui. Fiquei apavorado”, revela o jornalista.