
Charge de Carlos Latuff é destruída em Brasília /Fotos: Reprodução
O tempo fechou na Câmara, em Brasília, nesta terça (19/11), tanto no sentido literal quanto no real. Uma charge do artista carioca Carlos Latuff, na exposição oficial da casa, “(Re)Existir no Brasil — Trajetórias negras brasileiras”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, mostra um homem negro com a camisa do Brasil deitado ao chão, algemado, e um policial passando pelo corpo com uma arma em punho, apresentando dados sobre a violência contra negros e pobres do País, o que está causando na Câmara.
O deputado Coronel Tadeu (PSL) arrancou e rasgou a charge da parede, transformando os corredores do plenário numa manifestação. Os deputados Benedita da Silva, David Miranda, Áurea Carolina e Talíria Petrone vão à Polícia Legislativa registrar queixa contra o ato. “Essa agressão de um policial militar, que, por acaso, também é um parlamentar, contra uma charge exposta no Congresso Nacional e que denuncia a violência policial, nos leva à seguinte reflexão: se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra! Esses policiais… tão fortes, tão valentes, tão armados, mas não aguentam uma única charge!”, disse Latuff, continuando: “Já estou bem acostumado a isso, principalmente quando o assunto é violência policial. Resta saber se a Câmara dos Deputados, na pessoa de Rodrigo Maia, vai se dobrar a mais essa tentativa de censura”.
Momentos depois, o Coronel Tadeu publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que “policiais não são assassinos, são guardiões da sociedade, sinto orgulho de ter 600 mil profissionais trabalhando pela segurança de 240 milhões de brasileiros. Essa charge sim é racista e contra a polícia. Quer dizer que policial só mata preto? Racismo é crime e a coisa mais abominável hoje. Isso é contra a polícia”.
Realmente, vai ser implicando com essa charge que nossos deputados vão resolver o problema da segurança pública no País. Pronto, agora, sim! Destruíram um desenho, vencemos a guerra contra a violência…
Momento em que o deputado Coronel Tadeu destrói o quadro! Não passarão! pic.twitter.com/SkN0CA63Tt
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 19, 2019
Essa agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma charge exposta no Congresso Nacional e
que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão. Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra! https://t.co/iQx9eab6CG— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) November 19, 2019