Trapacear. Fazer-se passar. Tomar o lugar. Enganar. Fingir que é outro. São muitas as formas de procurar ser uma outra pessoa para ganhar algo. Pode ser dinheiro, afeto, um lugar — o que importa é lucrar com o fingimento. Esse jogo tem sido atemporal, não se localiza, ultrapassa gerações. Desse barro é que Gustavo Pinheiro extrai as histórias para “Os Impostores”.
A história se passa em um futuro difuso, num subterrâneo – a forma mais comum de abrigo. Uma família de gostos requintados e caros se confronta para viver o status quo da situação limite que enfrentam: proteger-se do estado de destruição de uma enorme inundação. Com direção inventiva de Rodrigo Portella, os atores representam os personagens tipificados em diferentes sentimentos, em difusos desejos.
“Quando resolvi levar essa história para o palco e juntei essa trupe maravilhosa, atendendo a um chamado do Gustavo Pinheiro, eu tinha um grande desejo, o de falar sobre o perigo que nos ronda quando estamos vulneráveis e frágeis, e também sobre opressão e oprimido e a importância de estarmos fortalecidos e atentos aos sinais”, diz a produtora Cláudia Marques.
O talento de Gustavo Pinheiro como dramaturgo centra-se em sua capacidade de compor diferentes histórias, misturar personagens e sempre aproveitar o imaginário como metáforas acabadas de nossos angústias, medos, fracassos cotidianos. Em “Os impostores”, tudo isso é verdade.
Serviço:
Teatro Sesc Ginástico
Quintas, sextas e sábados, às 19h.
Domingos, às 18h.
Boa tarde, gostaria de sugerir uma pauta sobre o monólogo “Eu sempre soube”encenado por Rosane Gofman, na Biblioteca Parque da Rocinha.
No próximo sábado (30/11) a Biblioteca Parque da Rocinha C4 recebe o monólogo “Eu Sempre Soube”, encenado pela atriz Rosane Gofman. O texto vencedor do prêmio Funarte de dramaturgia, de 2018, vai além de um espetáculo teatral ao relatar depoimentos de mães de filhos LGBT, através da personagem Majô Gonçalo, num ato de acolhimento e de amor para difundir a aceitação, a compreensão e o respeito para com a diversidade.
A peça terá início às 20 horas com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos.
SERVIÇO:
Local: Biblioteca Parque da Rocinha C4 (Estrada da Gávea, 454 – Rocinha, Rio de Janeiro – RJ)
Data: sábado, 30 de novembro de 2019
Elenco: Rosane Gofman
Texto e direção: Márcio Azevedo
Produção: 7 Marias Produções Culturais, Meraki Entretenimento
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuita, sujeita à lotação