Sermos o nosso desejo, exercemos as nossas vontades poderia ser o ideal da vida. Mas, ao mesmo tempo, somos esmagados pelos valores sociais, culturais, familiares. “A melhor versão”, texto inédito de Julia Spadaccini, trata dessa contradição, contando 50 anos da história de uma família mononuclear — pai, mãe e filho — com suas trajetórias contraditórias em busca de como conseguir equilibrar desejo e segredo.
Utilizando o novo código que mistura o código do palco com o da narrativa audiovisual, A melhor versão alcança com a direção mista de Luis Felipe Sá (visual) e Daniel Herz (teatro) um resultado de altíssima qualidade. O filme, gravado na Cidade das Artes (Teatro de Câmara e Sala Eletroacústica), opta pela escolha de ângulos que ressaltam aparência de construção inacabada- vidas tristes, sem finalização. A cinematografia em preto e branco e a iluminação com um claro/escuro que apoiam os diálogos, contribuem para a mensagem de aridez e desolação.
O texto de Julia Spadaccini traz a memória de Nelson Rodrigues : o cotidiano da moldura da casa como o ambiente em que tudo começa, acaba e se encerra. Em 3 tempos, 1976, 1985 e 2020, — Osmarindo/pai repressor (Armando Babaioff), Gilda/ a mãe abafada (Ana Paula) e Gilsinho/promessa a cumprir (Michel Blois), conversam por monólogos com as palavras escolhidas para esconder e jamais revelar. O único diálogo são as parcas e mal-sucedidas escapadas nos raros e eventuais contatos com o mundo exterior.
A eficiência do texto de Júlia atualiza um tipo de dramaturgia do exagero, não escorrega para o caricato ao exibir como principal característica a necessária contenção. E por isso as interpretações de Babaioff, Ana Paula e Michel são a clara expressão de uma qualidade do exercício de ator, sem haver o destaque individual. O equilíbrio entre direção, forma, conteúdo , texto e interpretação fazem com que fique claro que temos a nossa melhor versão quando conseguimos revelar, sobre nós mesmos, quando podemos e queremos, aquilo que não queremos mais esconder.
Serviço:
Disponível gratuitamente até 30 de maio no YouTube, com reservas de ingressos no Sympla.